Responsável junto à Unidade Curricular: Dr Meyer Izbicki
Observação e análise da prática médica nos diferentes níveis de complexidade dos serviços públicos de saúde. Relação médico-paciente. Condições socioeconômicas da população e saúde. Uso da tecnologia médica. Acesso aos serviços de saúde. Trabalho em equipe multidisciplinar.
Conteúdo Programático
Para as atividades de observação de práticas médicas os estudantes são subdivididos em duplas (são aproximadamente 50 a 60 professores/profissionais definidos para receberem os estudantes nos diferentes cenários); para as discussões os estudantes são subdivididos em grupos de cerca de 24 alunos, cada grupo discute as observações feitas nas visitas com 3 a 5 professores.
Nas visitas aos cenários o estudante terá contato com 4 diferentes grupos de cenários da prática médica: Centro Obstétrico, Unidade Básica de Saúde/PSF, HSP I (especialidades clínicas e de diagnóstico) e HSP II (cirurgias, UTIs, prontos-socorros). Em um segundo momento os graduandos discutirão com seu grupo de professores composto por especialistas de diversas áreas.
Objetivos
Geral. Possibilitar a aproximação progressiva do estudante à prática médica e a integração entre a formação obtida em sala de aula e o campo de atuação médica.
Específico. Observar e refletir sobre os diferentes cenários de atividade médica, com ênfase no relacionamento médico x paciente. Observar e refletir sobre as condições socioeconômicas da população. Observar e refletir sobre as tecnologias médicas existentes. Observar o trabalho da equipe multidisciplinar em saúde.
Avaliação
O aluno deverá elaborar um relatório a cada visita e um relatório a cada discussão.
O relatório da visita poderá seguir um roteiro preestabelecido e deverá ser predominantemente descritivo enquanto o da discussão deverá ser predominantemente reflexivo, sobre UM ÚNICO TEMA que chamar mais a atenção de cada aluno.
Os relatórios são OBRIGATÓRIOS e INDIVIDUAIS.
A avaliação deverá ser de cada módulo (visita + discussão).
VISITA: 2,0 (presença) e 3,0 (conteúdo relatório): 5,0
DISCUSSÃO: 2,0 (presença) e 3,0 (conteúdo relatório): 5,0
TOTAL POR MÓDULO: 10,0
Para obtenção da nota final, aplicaremos a formula:
Nf=(M1+M2+M3+M4)/4
Onde M1, M2, M3 e M4 são as notas dos módulos, e Nf a nota final.
Bibliografia
De Marco, M. A. (org.). A Face Humana da Medicina. 1ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
Morais M.B., Campos S.O., Hilario M.O. Pediatria - Diagnóstico e Tratamento. 1ª ed. São Paulo: Manole, 2013.
Morais M.B., Campos S.O., Silvestrini W.S. Guia de Medicina Ambulatorial e Hospitalar/UNIFESP - Pediatria. 1ª ed. Barueri: Manole, 2005.
Funari, M.B.G. Diagnóstico por imagem das doenças torácicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
Bibliografia Complementar
Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portal de periódicos.
Disponível em:
RESPONSÁVEIS:
Profa. Dra. Jaquelina S. O. Arakaki
Profa. Dra Fabíola Paula Galhardo Rizzatti
Objetivos
Objetivo Geral da Unidade Curricular: Conhecer a fisiopatologia, etiologia, diagnóstico e princípios terapêuticos das doenças do Sistema Respiratório no adulto e na criança.
Objetivo Específico da Unidade Curricular: Compreender e elaborar a história clínica e a correta utilização dos dados semiológicos. Conhecer e diagnosticar as doenças mais prevalentes do sistema respiratório no adulto e na criança, compreendendo os aspectos fisiopatológicos e terapêuticos.
Metodologia
Metodologia de ensino da Disciplina de Pneumologia. Aulas teóricas. Realização de consultas clínicas com pacientes da Disciplina de Pneumologia e discussão dos mesmos com os professores. Discussão de provas de função pulmonar.
Conteúdo ministrado pela Disciplina de Pneumologia.
Conteúdo Programático
Carga horária total da unidade. 160 horas.
1. Propedêutica.
2. Provas de função pulmonar.
3. Pneumonias
4. Supurações
5. Tuberculose
6. Tabagismo
7. DPOC
8. Asma
Avaliação
Prova realizada ao final da unidade curricular. A nota dessa prova se somará às notas das outras Disciplinas da Unidade Curricular para compor a nota final.
Critérios de aprovação seguem a orientação da Unidade Curricular.
Bibliografia
Bibliografia Básica
Guia de Pneumologia: Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar EPM-UNIFESP. Faresin, SM, Santoro IL, Llarges, CM, Perfeito, JAJ. 2ed. São Paulo: Manole, 2014. 800p.
Atualização terapêutica de Prado, Ramos e Valle: diagnóstico e tratamento. Borges, DR, et al. 2014/15. 25ed. São Paulo: Artes Médicas, 2014. 2064p.
GLOBAL STRATEGY FOR THE DIAGNOSIS, MANAGEMENT, AND PREVENTION OF CHRONIC OBSTRUCTIVE PULMONARY DISEASE (UPDATED 2016).
Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease Pocket Guide to COPD Diagnosis, Management and Prevention, Updated 2016.
Global Strategy for Asthma Management and Prevention (2016 update).
GLOBAL STRATEGY FOR ASTHMA MANAGEMENT AND PREVENTION ONLINE APPENDIX 2019 update.
CIRURGIA TORÁCICA GERAL. Saad Jr R, Netto MX; Carvalho WR; Forte V. 23ed. Rio de Janeiro: Atheneu. 2011.
Bibliografia Complementar
Prática Pneumológica. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Barreto SSM, Fiterman J, Lima MA. Gen – Grupo Editorial Nacional – 2010.
Série Atualização e Reciclagem e Pneumologia. Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. Arakaki JSO, Pereira MC, Nascimento O.
Volume 1: Função Pulmonar. Salge JM, Izbicki M, Rodrigues Jr R, Rodrigues SCS. 2011.
Volume 2: Hipertensão Pulmonar. Yoo HHB, Arakaki JSO, Souza R. 2011.
RESPONSÁVEIS:
Dra. Sonia M. Faresin
Dr Meyer Izbicki
Equipe:
Docentes e Médicos da Disciplina de Pneumologia
Secretário da Pneumologia: Carlos Henrique Xavier
E-mail: secretariapneumologiaunifesp@gmail.com
Telefone: + 55 11 5576 4848 VoIP 17305
Horário das Atividades da Secretaria:
Segunda à sexta-feira, exceto feriados e recessos
Horário: 07:30 até 16h
Objetivos
Principal:
Capacitar o aluno para a abordagem clínica das principais doenças pulmonares.
Específicos:
• Fornecer informações teórico-práticas sobre as principais doenças pulmonares que serão abordadas pelo clínico geral, com enfoque principal para diagnóstico e tratamento.
• Propiciar o conhecimento prático sobre os principais procedimentos pulmonares e a resolução de casos clínicos mais comuns na área da pneumologia.
Metodologia
Atividades teóricas: aulas.
Atividades teórico e práticas:
• Resolução individual de casos clínicos pneumológicos, previamente distribuídos, com discussão mediada por um preceptor.
• Elaboração de laudos de espirometria.
• Interpretação de gasometria arterial.
• Discussão clínico-radiológica e anatomopatológica de casos desconhecidos, em reuniões semanais, onde os alunos são chamados a emitir parecer e conduta.
Atividades práticas:
• Coleta de gasometria na unidade de terapia intensiva da Pneumologia.
• Assistência na Unidade de Atendimento Respiratório (UAR) e no ambulatório Prev-Fumo sob supervisão docente.
Conteúdo Programático
Conteúdo a ser desenvolvido em aulas teórico-práticas
Carga horária total: 126 horas, sendo 85% de atividades práticas e 15% de teóricas.
1. Insuficiência respiratória aguda e crônica
2. Farmacologia dos broncodilatadores e corticosteróides
3. Dispositivos inalatórios
4. Doenças obstrutivas: DPOC e Asma
5. Doença pulmonar parenquimatosa difusa
6. Tabagismo
7. Doenças infecciosas: Pneumonia; Tuberculose pulmonar, Micoses pulmonares
8. Supuração pulmonar: Bronquiectasias e Abscesso pulmonar
9. Doenças da circulação pulmonar: TEP agudo e crônico e Hipertensão pulmonar
10. Doenças Pleurais
11. Neoplasias com ênfase em Câncer de pulmão e Tumores de Mediastino
12. Avaliação pré-operatória de candidatos à cirurgia torácica.
13. Indicação e interpretação de exames complementares:
Testes de função pulmonar com ênfase na interpretação da espirometria;
Radiologia torácica: radiografia e tomografia computadorizada de tórax;
Gasometria arterial;
Exames do expectorado e do líquido pleural.
Avaliação
• Formativa: avaliação de atitudes e habilidades dos alunos durante todo o desenvolvimento do módulo, incluindo os seguintes tópicos: assiduidade, pontualidade, participação pró-ativa, cooperação, interação e empenho coletivo, além de postura junto à equipe e os doentes.
• Somativa: A avaliação teórica será realizada com uma prova envolvendo questões derivadas de vários casos clínicos e relacionadas ao diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares.
• Ao final do módulo, o aluno responderá a uma pesquisa de satisfação levando em consideração todas as atividades realizadas.
• A devolutiva da prova teórica ocorrerá no mesmo dia da sua aplicação.
Faltas:
Justificativas somente serão aceitas no prazo máximo de 48 horas.
Bibliografia
1. Guias de Medicina ambulatorial e hospitalar. Pneumologia. Faresin SM, Santoro I, Larges CM, Perfeito JAJ. Editora Manole – segunda edição – 2014
Final do Curso
A disciplina de Pneumologia espera que ao final do curso o aluno do quinto ano de medicina seja capaz de:
• Fazer o diagnóstico e tratar as doenças agudas e crônicas mais prevalentes nesta área: pneumonia adquirida na comunidade; tuberculose pulmonar e pleural; tromboembolismo pulmonar agudo; tabagismo; asma, DPOC e suas respectivas exacerbações;
• Fazer diagnóstico clínico-radiológico de síndrome de derrame pleural; realizar toracocentese e solicitar exames no líquido coletado para classificá-lo em exsudato e transudato além de saber fazer diagnóstico diferencial das causas mais comuns – derrame para-pneumônico, tuberculoso, neoplásico, secundário a TEP e a ICC;
• Saber reconhecer e encaminhar doentes com nódulo solitário de pulmão ou na suspeita de neoplasia, doenças intersticiais e doenças ocupacionais;
• Saber interpretar a radiografia e a tomografia de tórax normais e identificar os principais achados radiológicos anormais;
• Saber interpretar a espirometria pré e pós broncodilatador e a gasometria arterial;
• Saber quando o doente deve ser encaminhado ao especialista.